O IAB é uma das instituições jurídicas mais tradicionais do Brasil e tem sido, ao longo dos anos, um espaço de discussão e reflexão sobre temas jurídicos relevantes.
A atuação e importância do IAB são reveladas, entre outras frentes, pela promoção de publicações, pesquisas, debates, comissões temáticas, formação e capacitação da advocacia.
Para além da representação dos advogados brasileiros, o instituto atua como um importante agente de transformação social e jurídica no país.
E para o coletivo direito popular, a importância do debate sobre as eleições no IAB está justamente no seu papel crucial na promoção da advocacia crítica e na defesa do Estado de Direito no Brasil.
Entendemos que o IAB precisa de uma gestão independente e crítica, que não seja vinculada aos interesses de grupos de ultra direita.
Por valorizar a independência do IAB e, diante das propostas de condução da entidade, dos planos de ação para defesa dos direitos dos advogados e das iniciativas voltadas para questões sociais e jurídicas relevantes, o coletivo deliberou apoio ao candidato Carlos Eduardo Machado.
Afinal, para a advocacia popular é de extrema relevância o compromisso de uma nova diretoria que pense em atuações que a impacte positivamente a sociedade, isso tanto através de políticas internas institucionais quanto através de questões legais, sociais, éticas que afetam a profissão e a sociedade.
